quarta-feira, 9 de julho de 2008

Sobre a Eleição Americana

A eleição americana merece um comentário. No partido Republicano meu preferido era Tom Tancredo, o favorito era Rudolf Giuliani, e o escolhido deve ser John McCain. No partido Democrata eu não tinha preferido, a favorita era Hillary Clinton e o indicado deve ser Barack Obama. Um presidente republicano nos EUA é sempre melhor para o Brasil, eles tendem a adotar uma politica economica menos protecionista que os democratas.
Mas McCain é chamado de rino, "republican in name only" (republicano só no nome), isso tem dificultado o apoio dos mais conservadores eleitores republicanos, ae talvez entre figura do presidente George W. Bush, muito popular entre os mais conservadores, talvez os 30% de aprovação que o preisente ainda tem, McCain é liberal em questões como aborto e união homossexual, isso pode ajudar com os eleitores indecisos.
Barack Obama é um típico candidato democrata, ele me lembra Jimmy Carter presidente entre 1977 e 1980, medidas populares, expansão do sistema público de saúde e mais impostos para financiar programas sociais como "No children left behind", Obama já defende um imposto sobre o petróleo, não sei para que, a figura de inesperiente e a fama de ficar sempre "em cima do muro" pode atrapalhar, Obama se absteve nas últimas grandes votações do senado sobre armas, aborto e drogas, votando sempre "presente", o equivalente a abstenção no congresso brasileiro.
Duas questões devem ser centrais na disputa: a crise no sistema imobiliário e a guerra contra o Iraque, mas isso é para outra cerveja.
A saidera por favor.

Nenhum comentário: